No passado dia 31 de Agosto, surpreendentemente os habitantes de Ovil foram convidados a pronunciar-se sobre a agregação de Ovil a Campêlo, embora se saiba que este processo de liquidação de freguesias já se encontra em avançado estado.
No entanto e mesmo assim, os ovilenses presentes manifestaram-se unanimemente contra a agregação da sua freguesia por considerarem que os seus legítimos direitos e interesses seriam gravemente afetados.
Também foram convidados elementos do PCP local os quais, juntamente com a população, também se manifestaram contra esta afronta ao Poder Local Democrático, tendo até apresentado uma moção aprovada por unanimidade.
Em anexo apresentamos o teor da moção, assim como algumas fotos da iniciativa.
M O Ç Ã O
Cidadãos da Freguesia de Ovil em Baião, reunidos em Assembleia Extraordinária na sede da respetiva Junta, por convite do Presidente da Assembleia e com a finalidade de analisarem e discutirem o conteúdo da Lei nº. 22/2012 de 30 de Maio, relativa à Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, considerando que:
1 – É unânime na Assembleia a rejeição da agregação desta Freguesia com qualquer outra;
2 - O conteúdo da própria lei não obriga ou veicula a agregação;
3 - A lei traduz-se num ataque ao Poder Local Democrático indo contra os direitos e interesses da população ovilense;
Decidem:
1 - Em consciência manifestarem a sua vontade contra qualquer hipótese de agregação;
2 - Enviar esta Moção à Assembleia Municipal para que a mesma transmita aos órgãos institucionais competentes a vontade aqui expressa.
Ovil, 31 de Agosto de 2012
Os subscritores:
Sem comentários:
Enviar um comentário