domingo, 19 de junho de 2011

A União Europeia, que futuro?

Um grupo de professores da Escola Secundária de Baião, resolveu, em boa hora, organizar uma Conferência/Debate dirigida aos alunos sobre o tema acima referenciado.
Para o efeito, convidou deputados dos partidos portugueses com representação no Parlamento Europeu, tendo estado presentes a Dr.ª. Ilda Figueiredo do PCP e o Engenheiro José Manuel Fernandes do PSD, não tendo sido possível a presença dos deputados do CDS, do BE e do PS, tendo este último partido, no entanto, o Sr. Presidente da Câmara como orador substituto.
Cumpre-nos louvar esta iniciativa, até porque ela decorre num momento da nossa vida coletiva particularmente grave e em que a juventude se mostra distanciada ou desiludida com os políticos e a política, sendo, portanto, necessária uma ação pedagógica para mostrar, não somente que a política é uma atividade nobre de serviço público, mas também que os políticos não são todos iguais e, muito embora possamos apontar maus atores e más práticas, existem ainda cidadãos honestos, capazes e competentes que levam a sério esta atividade, servindo a população e não se servindo dela.
Nesta Conferência estiveram em confronto duas conceções antagónicas sobre aquilo que deve ser a União Europeia, uma pugnando pela manutenção do «status quo», ou seja, a continuação do caminho até agora seguido de reformas a medo e outra alimentando a ideia da necessidade duma mudança de rumo e de políticas, fazendo da União Europeia um espaço de coesão económica e social e não uma apologia do militarismo, da supremacia dos monopólios e da financeirização das economias, pois, por este caminho e como temos observado, poderemos ser confrontados com o seu colapso puro e simples.
Findas as intervenções dos oradores, entrou-se no debate, sendo este o ponto a merecer-nos reparo, na medida em que somente algumas das perguntas de alunos tinham sido previamente, não sabemos quando, passadas a papel e alvo de escolha para resposta da mesa, em vez de se ter enveredado por um debate frontal e transparente que seria o mais indicado e o mais esclarecedor.

17/06/2011
Comissão Concelhia de Baião do PCP


Sem comentários:

Enviar um comentário