terça-feira, 5 de maio de 2015

NOTA DE IMPRENSA




DIRECÇÃO DA SUB-REGIÃO DO VALE DO SOUSA E BAIXO TÂMEGA
DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (Direcção do VSBT do PCP)
Visita de uma deputada da Assembleia da República, Diana Ferreira, a Baião
PCP verifica carências na Saúde, Repartição de finanças e tribunal de Baião

Uma delegação da Direcção sub-regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do Partido Comunista Português acompanhou a deputada do PCP, Diana Ferreira, numa jornada que percorreu três serviços públicos no Concelho de Baião.

A primeira visita foi à unidade de saúde de Baião. A delegação registou com agrado a colocação de médicos nessa unidade, situação que já tardava e que era reivindicação antiga dos comunistas deste Concelho.

Regista-se com preocupação as condições em que será reaberto a componente nocturna do SAP (serviço de atendimento permanente), com recurso a empresas privadas e pago pela autarquia. O PCP continua a considerar que não só o serviço nunca deveria ter encerrado, como deve ser reaberto com carácter público, assumindo a administração central as responsabilidades que lhe cabe neste processo.

Registe-se ainda a gritante falta de pessoal que existe neste ACES(agrupamento de centros de saúde), não existe um único psicólogo para os 8 Concelhos do interior do distrito, existe um único nutricionista para uma população que ascende a mais de 170 mil utentes.

De seguida, a delegação visitou a repartição de finanças local. A primeira preocupação é a manutenção deste serviço (por várias vezes se criaram rumores quanto a um possível encerramento desta unidade). Isto para o PCP seria inaceitável.

Em segundo lugar, as condições do próprio serviço são claramente desadequadas e com condições para os trabalhadores e utentes pouco funcionais e dignas.

Por fim, a falta de pessoal. Faltam 4 trabalhadores para completar o quadro, e ainda assim, seria insuficiente face ao volume de trabalho e solicitações actuais.

Por último, a delegação do PCP visitou  o tribunal de Baião. Fruto da reorganização do mapa judiciário, esta secção perdeu a maior parte das suas valências, sendo que a população de Baião e dos restantes Concelhos do Vale do Sousa e Baixo Tâmega são obrigados a percorrer dezenas e dezenas de quilómetros para resolver questões de justiça.

Também aqui subsiste o crónico problema da falta de pessoal, nomeadamente de oficiais de justiça. Calcula-se a necessidade de colocação de 75 trabalhadores para completar o quadro nestes Concelhos.

A degradação e desinvestimento nos serviços públicos, prática corrente deste governo, tem consequências dramáticas nos Concelhos do interior, mais envelhecidos, com menos transportes e contribui para a sua desertificação e atrofiamento.

O PCP através do seu grupo parlamentar dará sequência e tratamento aos problemas que constatou nestas visitas.
Segue, em anexo, duas fotos desta iniciativa.
Sem outro assunto, 
Penafiel, 5 de Maio de 2015
A Direcção da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega

Sem comentários:

Enviar um comentário