terça-feira, 5 de novembro de 2013

Internacionalismo

Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

15º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários - 8 a 10 de Novembro, em Lisboa


Tem início no próximo dia 8 Novembro, em Lisboa, o 15º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (15º EIPCO) que será recebido pelo Partido Comunista Português.
É a segunda vez que este Encontro Internacional se realiza em Portugal, sendo que a primeira vez teve lugar em 2006, na sua 8.ª Edição.
A 3 dias do seu início o 15º EIPCO tem já confirmada a participação de mais 70 Partidos Comunistas e Operários oriundos de todos os cinco continentes e de mais 60 de países.
O 15º EIPCO encerrará os seus trabalhos no dia 10 de Novembro. Nesse mesmo dia as delegações presentes em Lisboa participarão, a convite do PCP, no Comício comemorativo do Centenário de Álvaro Cunhal.
O Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários é o mais importante espaço de cooperação entre Partidos Comunistas e Operários no plano mundial e tem como objectivos fundamentais a análise conjunta da situação internacional à luz de um tema previamente definido, a troca de informações e experiências de luta e intervenção, e a definição no plano internacional de linhas de acção comum ou convergente dos Partidos Comunistas e Operários.
O 15º EIPCO terá como tema central “O aprofundamento da crise do capitalismo, o papel da classe operária e as tarefas dos comunistas na luta pelos direitos dos trabalhadores e dos povos. A ofensiva do imperialismo, a rearrumação de forças no plano internacional, a questão nacional, a emancipação de classe e a luta pelo socialismo” e debruçar-se-á ainda sobre aspectos do reforço do processo dos Encontros Internacionais.
O 15º Encontro Internacional deverá aprovar um conjunto de acções comuns ou convergentes dos Partidos Comunistas e Operários que contribuam para o reforço da luta dos trabalhadores e dos povos contra a violenta ofensiva imperialista e que, num quadro de aprofundamento da crise estrutural do capitalismo, afirmem a necessidade de profundas transformações anti-monopolistas e anti-imperialistas e a alternativa de fundo de que os comunistas são portadores – o Socialismo.
Informamos que a comunicação social está autorizada a fazer recolha de imagens do Encontro Internacional no dia 8 de Novembro no início dos trabalhos. Quaisquer pedidos de declarações ou entrevistas ao PCP ou aos delegados ao 15º EIPCO deverão ser solicitadas junto do Gabinete de Imprensa do PCP.

Sem comentários:

Enviar um comentário