terça-feira, 21 de junho de 2016

25º aniversário da passagem de Sta Marinha do Zêzere a Vila

                                              

                                        Partido Comunista Português
                                                    Comissão Concelhia de Baião
                                                     Telms.963054425-963766179



                     Santa Marinha do Zêzere e o 25º aniversário da sua elevação a Vila

Em nome da Comissão Concelhia de Baião do PCP saúdo todos os presentes e agradeço o convite que me foi dirigido para participar nas comemorações do 25º. Aniversário da elevação de Santa Marinha a Vila.

Caros amigos e zezerenses,

Todos conhecem bem a contribuição positiva que temos disponibilizado no decorrer dos anos para o desenvolvimento desta Vila e a defesa intransigente dos legítimos direitos e interesses da sua população.

Não temos regateado esforços nesse sentido e continuaremos a trilhar o mesmo caminho, sendo certo que podemos melhorar consideravelmente o nosso trabalho na medida em que os zezerenses possam aumentar também a sua confiança em nós, mesmo sabendo dos constrangimentos existentes, uns impostos do exterior e outros originários nas políticas postas em prática internamente, nomeadamente nos últimos quatro anos. 

A data que hoje comemoramos foi também o resultado do empenho intransigente do Colectivo Partidário Comunista de Baião que, tanto em comunicados à população, alertando-a para a justeza da medida, como em propostas concretas dirigidas à Assembleia da República, muito contribuiu para elevar a freguesia a Vila, em 20 de Junho de 1991, culminando assim anos de intensa luta.

Foi com a população zezerense que nos indignamos e protestamos contra o encerramento de Serviços Públicos de proximidade e essenciais, CTT e Segurança Social, contra a demora na construção da piscina Municipal em 1997, do Centro de Saúde e da sua Extensão e do novo quartel dos Bombeiros Voluntários, contra o estado de pavimentos e estradas, contra os problemas nos Transportes, na Educação, na Justiça, na Agricultura, no Saneamento Básico, contra a junção de freguesias, mas a favor do Poder Local Democrático, contra a falta de conservação do património religioso e laico, contra o isolamento do concelho e a falta de investimento para criação de postos de trabalho, nomeadamente na área do Turismo, contra o desemprego causa principal de emigração forçada de muitos zezerenses, nomeadamente da faixa etária mais nova, sendo estes apenas alguns exemplos da nossa intervenção.

Como muito bem afirmou Karl Marx «os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras, o que importa é modificá-lo», ideias de ontem com plena actualidade, e ainda bem que conseguimos conjugar esforços para celebrar acordos de incidência parlamentar, no sentido de, interrompendo o círculo de malefícios à população, revertermos algumas medidas aplicadas por aqueles que pretendem modificar o mundo mas para pior, tornando-o mais desigual e socialmente mais injusto.

Esta terra, cujo nome deriva do seu orago, Santa Marinha, de boa gente trabalhadora e honesta, também de gente ilustre como os Professores Albino de Carvalho e Orlando Alves Pereira de Carvalho, entre outros, terra com rico património cultural e arquitectónico, com paisagens deslumbrantes e gastronomia notável, bem merece que sobre ela se continue a lançar um olhar criterioso no sentido do seu desenvolvimento harmonioso e da qualidade de vida da sua população.

Pela nossa parte continuaremos a prestar o melhor contributo nesse sentido, sendo esse o nosso compromisso perante os zezerenses.

19/06/201

Comissão Concelhia de Baião do PCP

Sem comentários:

Enviar um comentário