segunda-feira, 7 de abril de 2014

Iniciativas

Direção Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega

NOTA DE IMPRENSA


A Comissão Concelhia de Penafiel reunida em 4 de Abril analisou a situação social e política nacional e do nosso Concelho e apontou as iniciativas a realizar neste mês.

Num período de preparação para as eleições para o Parlamento Europeu, a Comissão Concelhia de Penafiel analisou a catástrofe da situação social e económica que se abate sobre a população e o país identificando a troica nacional – PSD, CDS e PS – e estrangeira – BCE, FMI e Comissão Europeia – como responsáveis. Os sinais de “retoma” e dizemos nós recorrentes, estão na perspetiva de mais cortes e austeridade já em estudo por este governo e confirmado pelo Presidente da República por mais de 25 anos! A CDU irá ao diálogo com a população no sentido de esclarecer as nossas propostas, apontar caminhos alternativos, apelar ao voto e à urgência de infringir uma pesada derrota aos partidos com mais responsabilidades na governação, o PSD, CDS e o PS. O contributo deste resultado nestas eleições constituirá uma alavanca para a convocação de eleições legislativas e pôr uma ruptura, necessária e urgente, com estas políticas.

35 Horas para os trabalhadores da Câmara

A Câmara de Penafiel demora na re-implantação do horário semanal de 35 horas para os seus funcionários. Trata-se, decerto, de um arrastar da situação, não assinando o acordo com os sindicatos da CGTP. A certeza que temos é a que: um aumento do horário de trabalho, sem aumento da retribuição constitui trabalho escravo e com este protelar já passaram vários meses e várias horas de trabalho escravo. Os trabalhadores não merecem isto e só por mera teimosia, dado que a grande maioria dos Municípios assinaram os respectivos acordos, esta Câmara não colaborou. Iremos questionar a Câmara em Assembleia Municipal e podem os trabalhadores contarem com este partido para defender os seus interesses.

Possibilidade de encerramento do Centro de Saúde de Galegos, de Rio de Moinhos e Perozelo

Em ano de comemoração dos 40 anos do 25 de Abril e dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, aquele que é um dos direitos fundamentais e um dos pilares da Constituição de Abril – o Direito à Saúde – encontra-se sob ataque cerrado.
A presença de médico no CS de Galegos tem sido irregular, não por culpa dos médicos, mas com o claro objectivo de fazer com que as populações de Galegos e de Rans se inscrevam noutras unidades de saúde e assim, alegando a “pouca procura” e baseando-se em critérios meramente economicistas, justificarem o possível encerramento que este governo pretende executar. A qualidade das instalações e dos serviços prestados é de louvar e o que é necessário será garantir a colocação de mais recursos humanos para travar a transferência de utentes para outras unidades. Nem todas as famílias destas freguesias têm transporte próprio e o custo de uma ida à cidade e vir é de cerca de 4 euros. Para além disto é notório a falta de carreiras com a regularidade necessária para deslocações para Paço de Sousa ou Penafiel. Sabemos da intenção de encerrar os polos de Rio de Moinhos e Perozelo com a intenção de deslocar os utentes para a unidade de Abragão.
A estratégia do governo PSD/CDS-PP é preparar o caminho para a privatização deste importante serviço público protegido pela nossa Constituição e sucessivamente atropelada pelo Presidente da República Cavaco Silva.
A carência económica de muitas famílias que se encontram no limiar da pobreza devido à política de direita que nos tem governado é uma evidência e a população tem que estar protegida do roubo do direito de acesso à saúde.
O Partido Comunista Português questionou o Ministério da Saúde sobre a intenção de fechar estas unidades de saúde. Apresentaremos o tema na próxima Assembleia Municipal, faremos tudo o que nos for possível para defender as populações de nosso Concelho e lutaremos para que se mantenham em funcionamento. Mas o papel do povo para a defesa dos serviços públicos de qualidade e proximidade é fundamental. O PCP apela à união das populações para travar estes possíveis encerramentos, que não aceitem mais transferências para outras unidades de Saúde e voltem a inscrever-se nos centros de saúde da sua zona.



Penafiel, 7 de Abril de 2014
A Comissão Concelhia de Penafiel do Partido Comunista Português

Sem comentários:

Enviar um comentário