terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Comissão Concelhia de Penafiel

NOTA DE IMPRENSA


A Comissão Concelhia de Penafiel reunida em 10 de Fevereiro analisou a situação social e política nacional e do nosso Concelho e apontou as iniciativas a realizar neste mês.

SOBRE O DESEMPREGO:

A taxa de desemprego em Penafiel subiu cerca de 60% desde a assinatura do memorando da Troika e se analisarmos entre Dez. de 2012 e Dez. de 2013 subiu 9,4% fixando a taxa de desemprego no valor de 18,3% em Penafiel muito superior à nacional (*). Cerca de 1 trabalhador em cada 5 está desempregado. Estes valores são de uma gravidade enorme mas eles não espelham a realidade dado que são retirados das estatísticas os emigrantes, os que são colocados em programas de formação e emprego falsos promovidos pelo próprio governo e os inactivos (desempregados de longa duração) que estando disponíveis para trabalhar desistiram de procurar trabalho. Há trabalhadores que saíram destes números que deixaram de receber qualquer subsídio comprovados pelos beneficiários da Segurança Social em comparação com os inscritos no IEFP.
As reais razões pelas quais o desemprego tem atingido máximos históricos desde o 25 de Abril de 1974, assentam nas políticas destrutivas da nossa produção, da economia e dos direitos laborais e sociais, levadas a cabo pelos três partidos que têm dividido o poder nacional e local nos últimos 38 anos: PSD,CDS-PP e PS. A perda de soberania que a Troika e a integração europeia, com a submissão dos sucessivos governos, constitui mais um factor relevante para a situação actual no país. É na ruptura com estas políticas, na aposta na produção e na criação de emprego com direitos que reside a tão urgente resposta ao desemprego.
As consequências para as famílias são um desastre colocando problemas de extrema pobreza e mesmo fomede incumprimento no pagamento de dívidas originando, por vezes, a perda da habitação, abdicação de dar uma formação escolar aos filhos e situações de instabilidade originadas pelo desespero. Para os que conseguem regressar ao mercado de trabalho são confrontados com contratos precários e a prazosalário mínimo (alguns com formação e altamente especializados que muitos patrões aproveitam para explorar) e sem perspectivas de poder planear o seu futuro.
É um crime e um retrocesso social inadmissível, que a política de direita está a levar a cabo. É na luta e no voto que penaliza os responsáveis pela situação actual (PSD, CDS-PP e PS) que reside a resposta que o país precisa.

SOBRE A CONSTRUÇÃO DO IC35:

Os Presidentes da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, da Câmara Municipal de Penafiel criticou as opções previsíveis do governo de não incluir como prioritário a construção do IC35, há muito prometida, desta importante estrutura rodoviária. O apelo do PS para a união de todos os partidos políticos, os esforços e as pressões que estes presidentes pretendem fazer sobre o governo, contrastam com as posições dos governos do PS e do actual PSD/CDS-PP e com a posição tomada por alguns membros destes partidos na Assembleia da República que votaram contra o projecto de resolução do PCP para a construção desta obra que não saía de um processo de intenções (após ter sido aprovado por unanimidade, em 2001, a urgência da construção desta via estruturante e vital). A promessa já conta com mais de 20 anos! Toda esta movimentação parece mais uma pose para ficar bem na fotografia.
A união que nós queremos é a das populações e de todos os que não estão comprometidos com decisões que tomaram no passado para prejudicar o povo. Os partidos não são todos iguais, o que defendemos para o Concelho, defendemos na Assembleia da República e no Parlamento Europeu. Temos apenas uma só voz. Ao contrário do que acontece com os partidos que nos têm governado. Mais uma promessa eleitoral que não será concretizada neste mandato.

INICIATIVA - DEBATE PÚBLICO SOBRE A EUROPA:

A Comissão Concelhia de Penafiel organiza um debate público sob o tema“Portugal e a União Europeia – A política alternativa” dirigido a todos os penafidelenses no próximo Sábado (dia 15 de Fevereiro), no Centro de Trabalho do PCP (junto ao Estádio), às 15h00. Contará com a presença de Inês Zuber (deputada do PCP no Parlamento Europeu) e constituirá uma série de iniciativas com vista ao esclarecimento da população acerca das eleições ao parlamento Europeu a realizar no dia 25 de Maio do corrente ano.

ASSEMBLEIA DE ORGANIZAÇÃO CONCELHIA:

No dia 1 de Março realizar-se-á a nossa Assembleia de Organização Concelhia de Penafiel que procederá à eleição dos seus membros e apontará as principais linhas de intervenção para os próximos dois anos.

Penafiel, 10 de Fevereiro de 2014
A Comissão Concelhia de Penafiel do Partido Comunista Português

(*) – Dados do IEFP:
Maio de 2011 – 3913 inscritos
Dezembro de 2012 – 5716 inscritos
Dezembro de 2013 – 6254 inscritos
Dados do INE: População activa em 2011 - 34228

Sem comentários:

Enviar um comentário