sexta-feira, 15 de abril de 2011

PEQUENO E MÉDIO COMÉRCIO A CAMINHO DA FALÊNCIA

A Comissão Concelhia de Baião do PCP tem sido ultimamente contactada por comerciantes e outros agentes económicos deste município, manifestando – nos grande apreensão quanto a seu futuro. 
O Colectivo Concelhio do PCP em comunicado tornado público com data de 4 de Abril de 2007 (documento que continua a estar actualizado), chamava a atenção dos Baionenses para a situação preocupante em que se encontrava o pequeno e médio comércio local, conforme se pode comprovar pela leitura do referido documento que se anexa.

Partido Comunista Português

Comissão Concelhia de Baião

Ao povo de baião


Estamos sériamente preocupados com o futuro do pequeno e médio comércio do concelho de baião

É do nosso conhecimento que o pequeno e médio comércio em Baião atravessa uma situação extremamente difícil, devido ao baixíssimo volume de vendas que efectua, pondo mesmo em causa a sua sobrevivência.
Esta situação preocupante, é também resultado da política económica que o Governo do Primeiro-ministro José Sócrates tem vindo a pôr em prática.
Os elevados impostos que o Governo cobra ao pequeno e médio comércio e o baixo poder de compra dos Baionenses, estão a contribuir de forma alarmante para que a médio prazo muitas pequenas e médias casas comerciais fechem as portas, lançando desta forma mais algumas dezenas de Baionenses para o flagelo do desemprego e eliminando também o empresariado. Não estamos a falar de cor como muitas vezes temos camufladamente sido acusados, pois têm sido vários os Comerciantes deste Concelho a contactar-nos manifestando-nos preocupação quanto ao seu futuro e das suas famílias.
Como é sabido, a única força politica a dar combate político adequado e feito oposição a sério ao Governo Sócrates PS tem sido o PCP.
Alias, convém lembrar aos Baionenses que na Campanha eleitoral das legislativas de 2005, alertamos repetidas vezes o Povo de Baião e os portugueses em geral, de que uma maioria absoluta na Assembleia da República do Partido Socialista ou dos Partidos da Direita, seria extremamente perigosa para o futuro do nosso País como cada vez mais está comprovado.
A situação dramática em que se encontra o pequeno e médio comércio neste Concelho, não é diferente do que se passa no resto do País. Não é necessário ser Economista ou Doutor para saber que a obsessão pelo défice e o corte cego nos salários e nas reformas que este Governo tem posto em prática, são as causas próximas para o descalabro do pequeno e médio comércio. Se os cidadãos não têm dinheiro para gastar, os comerciantes e outros agentes de negócio não vendem os seus produtos e as consequências estão à vista de todos nós.
Por último, deixamos aqui mais um alerta aos Baioneses para o seguinte:
Com a chamada reestruturação dos Serviços Públicos que este Governo Socialista quer por em prática, alguns desses Serviços existentes neste Concelho correm sérios riscos de desaparecer. Se tal situação se vier a concretizar, será mais uma forte machadada para o pequeno e médio comércio local e um forte empurrão para que esta terra fique cada vez mais deserta, pondo mesmo em causa, a médio prazo, a existência de Baião como Concelho.


                                                                     PCP/Baião, 04.04.2007
 


              

Sem comentários:

Enviar um comentário